Primeiro Encontro


O início do curso foi uma breve apresentação desse projeto de mestrado e das atividades que seriam desenvolvidas. A seguir foi solicitado aos alunos que resolvessem o teste sobre as concepções alternativas de Calor e Temperatura. Na terceira aplicação esse teste foi resolvido em duplas, onde os dois alunos discutiam cada questão e, se houvesse discordância quanto resposta, nas questões de número par prevalecia a idéia de um e nas ímpares a idéia do outro aluno. Após esse momento inicial, foi-lhes entregue o texto de apoio didático e explicado como o mesmo seria explorado.


Leia mais »


Segundo Encontro


A partir do segundo encontro intensificamos as interações entre os alunos e entre professor e os alunos, fazendo com que eles participassem intensamente da aula e com trabalhos em grupo, pois isso propiciou um ambiente favorável para a aprendizagem.


Leia mais »


Terceiro Encontro


Nesse encontro, foram retomados os conceitos de calor e energia interna e discutidos os significados de calor sensível e latente. Quando foi tratado o calor sensível, foram discutidos os significados de capacidade térmica e calor específico. Os alunos, em grupos, fizeram um experimento expondo a uma lâmpada incandescente uma mesma massa de água e areia, com a mesma superfície livre. Eles observaram as variações de temperatura ocorridas na superfície da água e da areia.


Leia mais »


Quarto Encontro


Inicialmente foram discutidas situações que tratavam das fases da matéria e das mudanças de fase com o objetivo de motivar os alunos. Dessa maneira os alunos sentiram-se confortáveis para expor as concepções que já possuíam.


Leia mais »


Rua São Manoel, 131
Bairro Santa Terezinha
CEP: 96065-530
Pelotas - RS
Telefone: (53) 3273 1621