Segundo Encontro


A partir do segundo encontro intensificamos as interações entre os alunos e entre professor e os alunos, fazendo com que eles participassem intensamente da aula e com trabalhos em grupo, pois isso propiciou um ambiente favorável para a aprendizagem.


Também procuramos exercer o papel de mediador levando em consideração os conhecimentos que os alunos já possuíam sobre o assunto e tentamos utilizar os organizadores prévios (são informações e recursos introdutórios, que devem ser apresentados antes dos conteúdos, uma vez que tem a função de servir de ponte entre o que o aluno já sabe e o que ele deve saber para que ocorra aprendizagem significativa) ancorando a nova aprendizagem, levando o aluno ao desenvolvimento de conceitos subsunçores, de modo a facilitar a aprendizagem subseqüente.


No início do encontro, foi feita uma apresentação sobre temperatura, equilíbrio térmico, termômetro e escalas termométricas. A apresentação do conteúdo era intercalada com experimentações.


Para confirmar a ideia de que as sensações táteis de "quente" e de "frio", que nos transmite a primeira noção de temperatura, pode levar a conclusões erradas, foi feito um experimento em que os alunos colocavam simultaneamente a mão direita num recipiente com água a 5ºC e a esquerda na água a 45ºC (Figura 1). A seguir as duas mãos eram colocadas eu um recipiente a 20ºC.

Imagens do Segundo encontro


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Figura 1- As fotografias mostram os alunos[3] realizando a experiência para confirmar que as sensações táteis de quente e frio podem levar a conclusões erradas.


Cada aluno, para entender o funcionamento de um termômetro e as propriedades termométricas, construiu um termoscópio de água. A seguir foi construído um termômetro caseiro de álcool. O termômetro “caseiro” construído permitiu entender toda a técnica de construção de escalas termométricas, assim como analisar as escolhas dos pontos fixos e fazer medidas aproximadas de temperatura.


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Figura 2 - As fotografias mostram os alunos construindo e utilizando um termoscópio.


Foi feita uma apresentação mostrando os efeitos da dilatação térmica com uma série de experimentos, construídos juntamente com os alunos.

Foram construídos vários anéis de fio de cobre e alumínio, com o diâmetro um pouco menor que as esferas de ferro. A seguir os anéis eram aquecidos e os alunos verificavam que as esferas conseguiam passar (Figura 3). Os alunos construíram os anéis com alicates e usaram o tubo de canetas esferográficas para prender os anéis, a fim de não se queimarem (Figura 4).


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Figura 3 - A sequência de imagens mostra o anel construído para exemplificar a dilatação superficial.


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Figura 4- As fotos mostram os alunos construindo os anéis.


A seguir foram feitas lâminas bimetálicas usando papel alumínio, cartolina e cola rápida (Figura 5).


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Figura 5- As imagens mostram as lâminas bimetálicas construídas e a sua utilização.


Também foram discutidas as diferenças entre os recepientes de vidro comum e de vidro pirex. Ainda foi discutida a dilatação dos líquidos e foram feitos experimentos para mostrar a dilatação aparente do líquido, a do frasco e a real do líquido. Também foi mostrado o motivo de o sistema frasco-líquido, quando aquecido pela base, no início, diminuir o nível do líquido, mas quando aquecido com um ebulidor, isso não ocorre.

Nas segunda e terceira aplicações do curso, foi solicitado aos alunos que, em grupos, elaborassem o planejamento de uma aula referente aos conteúdos de Física Térmica presentes nos livros didáticos das séries iniciais. Para essa atividade foram utilizados os livros que apresentamos no primeiro encontro e os que as alunas tinham como referência para os seus estágios.


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