Primeiro Encontro


O início do curso foi uma breve apresentação desse projeto de mestrado e das atividades que seriam desenvolvidas. A seguir foi solicitado aos alunos que resolvessem o teste sobre as concepções alternativas de Calor e Temperatura. Na terceira aplicação esse teste foi resolvido em duplas, onde os dois alunos discutiam cada questão e, se houvesse discordância quanto resposta, nas questões de número par prevalecia a idéia de um e nas ímpares a idéia do outro aluno. Após esse momento inicial, foi-lhes entregue o texto de apoio didático e explicado como o mesmo seria explorado.


Naquela ocasião discutiu-se que, nos livros didáticos das séries iniciais, o termo energia é usado como sinônimo de fonte de energia, como por exemplo, na frase: "A energia do Sol é uma energia limpa [1]". A seguir foram mostradas as fontes de energia renováveis, tais como o Sol, o vento, a energia das marés, a água, a biomassa, o biogás, o biocombustível líquido e o gás hidrogênio, e não-renováveis, tais como o gás natural, o carvão, o petróleo bruto e a energia nuclear. Na sequência, foram apresentados os impactos ambientais decorrentes da utilização das mesmas, discutindo as vantagens e desvantagens do seu uso. Como por exemplo: os parques eólicos que alteram a paisagem e, se colocados em rotas migratórias, podem provocar a morte de muitas aves. Já as centrais hidroelétricas (barragens) provocam inundações, alterando o equilíbrio dos ecossistemas. Tivemos a preocupação de sempre partirmos dos aspectos mais relevantes e inclusivos do assunto, para depois serem retomados sistematicamente.


A seguir foram trabalhados outros conceitos muito utilizados nas séries iniciais como temperatura, calor e energia térmica (energia interna). Foi dada ênfase ao fato de calor ser uma forma de energia em movimento, pois foi possível perceber que era muito forte, entre os alunos, a percepção de calor como um fluido que é transferido entre os corpos (teoria do calórico). Também foi indispensável estabelecer a definição de energia interna e, além disso, deixar claro que o importante não é determinar a energia interna, e sim a sua variação.


Foi mostrado que todas estas formas estão incluídas nas três formas fundamentais de energia: a cinética, devido ao movimento; a potencial, devido ao efeito das forças de interações; e a energia devido à massa, dada pela equação de Einstein, E = mc2.


Os livros didáticos, utilizados na maioria das escolas da rede pública de ensino, recebidos do Governo Federal e os adotados nas escolas da rede particular, muitas vezes, não atendem às necessidades dos alunos. Muitos desses livros possuem falhas na sua elaboração no que se refere principalmente à Física Térmica. São gráficos, desenhos, conceitos e definições, com pequenas falhas ou mesmo erros graves, que não são detectados pelos professores.


Mostraram-se exemplos de livros didáticos em que tais conceitos foram mal utilizados. Como: “..., você usa um cobertor para se aquecer” [2]. Foi feita uma discussão sobre esses erros, sendo solicitado aos alunos que analisassem os livros didáticos que estão sendo ou foram utilizados no estágio.


Em um segundo momento os alunos assistiram a vídeos sobre o funcionamento de uma usina nuclear e de uma usina que aproveita a energia das ondas.



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