A implementação será feita através de um curso extracurricular com a duração de 40 horas-aulas, realizado em 4 encontros de 10 horas-aulas.
Pretendemos trabalhar os principais conceitos de Física Térmica (temperatura, calor, mudanças de fase, dilatação térmica e energia interna) partindo sempre de situações palpáveis do dia-a-dia dos alunos com relação a fenômenos da Física Térmica, para que o ensino de Física permaneça vinculado à experiência cotidiana dos alunos, com o objetivo de não reduzir o ensino dessa ciência à pura abstração de fórmulas matemáticas.
Inicialmente, pretendemos fazer uma análise, através de questionamentos orais, a respeito dos conceitos físicos que os professores já possuem. A seguir, aplicaremos um teste, referente a calor, temperatura e energia interna elaborado por Silveira e Moreira (1996) com o objetivo de verificar as concepções alternativas dos alunos sobre o tema e confrontar as concepções alternativas, que possivelmente ainda possuam, com concepções aceitas cientificamente, e, a partir dessa discussão, fornecer subsídios conceituais, metodológicos e experimentais para o ensino de Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
No primeiro encontro serão apresentados os objetivos do curso e falaremos sobre as nossas intenções com sua realização. Destacaremos a importância das experiências adquiridas ao longo do curso Normal, evidenciando o quanto isso irá contribuir com o êxito da proposta.
Para que as memórias dos alunos fiquem registradas, será solicitado que eles falem sobre suas experiências com o ensino de Física e sobre o que os motivou a participar de um curso sobre o ensino de Física nas séries iniciais. A partir desses depoimentos, serão estabelecidas relações que evidenciem significados explícitos e implícitos que os alunos atribuem à Ciência e ao ensino e à aprendizagem da Física, bem como revelassem suas concepções prévias sobre a importância e a viabilidade do ensino de seus conceitos nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Durante o desenvolvimento do curso será feita uma exposição do conteúdo e atividades experimentais, criteriosamente elaboradas, de modo a facilitar a compreensão do fenômeno estudado e os equipamentos didáticos elaborados com materiais simples, de fácil aquisição, com a finalidade de favorecer a relação entre esses conceitos e a vida cotidiana do aluno. No Anexo 2, encontra-se uma narrativa de cada encontro que foi realizado em fevereiro de 2009 para os formandos de 2008 do Curso Normal IEE Assis Brasil (Pelotas).
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